De acordo com o conteúdo programático e objetivos conceituais dos eixos temático das áreas de conhecimento: Linguagens, Humanas e Exatas, publicado no Diário Oficial fornecido pelo Conselho Estadual da Educação para Educação de Jovens e Adultos.
Certificado de Direitos Autorais com registro na
Fundação Biblioteca Nacional – RJ – do Ministério
de Educação e Cultura – MEC
Ensino Médio
Matéria | Página | Registro | Autor |
Língua Portuguesa | 01 | nº 98.354 | Tomé J. Matos |
História | 49 | nº 98.345 | Evanildo Araújo |
Geografia | 91 | nº 98.349 | Evanildo Araújo |
Inglês | 135 | nº 98.348 | Homero da Silva |
Biologia | 153 | nº 98.353 | Gyata Fernandes |
Física | 199 | nº 98.350 | João Rocha |
Química | 237 | nº 98.351 | Everaldo Cruz |
Matemática | 269 | nº 98.355 | João Rocha |
Filosofia | 301 | nº 5704/9 | José Q. Alburquerque |
Sociologia | 325 | nº 5704/9 | Silvana Alburquerque |
Arte | 347 | nº 7342/9 | Márcio André Emídio |
Provas Anteriores | 359 | – | Secretária do Estado de Educação |
Todos os direitos reservados a Curso George Washington S/C Ltda.
é proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, inclusive quando
as características gráficas e/ou editoriais. A iolação de direitos autorais constitui crime
(Código Penal, artigo 184 e Lei nº 6.895, de 17/122/1980) sujeitando-se a busca e apreensão e
Indenização diversas ( Lei nº. 9.610/98) conforme protocolo.
Produzido por Editora Washington
Índice
1. Leitura de textos………………………………………………………………………………………………………………………….. 3
2. Procedimentos da leitura……………………………………………………………………………………………………………… 8
2.1 A Função do texto………………………………………………………………………………………………………………….. 8
2.2 As informações localizadas no texto…………………………………………………………………………………………. 8
2.3 Tópicos centrais num texto……………………………………………………………………………………………………… 9
2.4. As diferentes possibilidades de interpretar o texto…………………………………………………………………….. 9
2.5 Ponto de vista do autor…………………………………………………………………………………………………………. 10
2.6 Tema e modo de relacionar o episódio / fatos que compõe o texto……………………………………………… 10
2.7 Personagens: caracterização, modo de introdução na história………………………………………………….. 11
2.8 Modo de ordenar o tempo: presente, pretérito perfeito/imperfeito, futuro e imperativo………………… 11
2.9 Argumentos que fundamentam a opinião do autor……………………………………………………………………. 12
2.10 Recursos gráfico-visuais pertinentes ao tipo de texto lido……………………………………………………….. 13
3. Conhecimentos linguísticos………………………………………………………………………………………………………… 13
3.1 Diálogos: discurso direto e indireto……………………………………………………………………………………….. 13
3.2. Variação linguística:…………………………………………………………………………………………………………… 13
3.3 Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido……………………………………………………………. 15
3.4. Aspectos gráficos: ortografia, acentuação, organização de parágrafos………………………………………19
3.5. Processos semânticos: denotação e conotação; metáfora e metonímia………………………………………24
3.6. Flexão de palavras de acordo com seu valor e sua significação………………………………………………..25
3.7. Valor morfossintático das palavras (sujeito, predicado, objetos, adjuntos)…………………………………27
3.8. Relações entre as unidades linguísticas:…………………………………………………………………………………28
3.9. Categorias morfossintáticas (adjetivo, pronome, verbo, advérbio, conjunção e preposição………….31
3.10. Estruturas sintáticas: voz passiva, sujeito; predicado; objeto direto e indireto; adjuntos……………41
3.11. Regras – padrão de concordância verbal e nominal; regência………………………………………………..43
3.12. Processos SUBORDINAÇÃO E COORDENAÇÃO (uso das conjunções, GERÚNDIO)……………..46
4. Produção de textos……………………………………………………………………………………………………………………..47



Avaliações
Não há avaliações ainda.